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São cada vez mais claro os efeitos negativos que os automóveis criam nas grandes cidades, entre a poluição, acidentes e os intermináveis congestionamentos.

Em grandes cidades do mundo a forma mais rápida e eficiente de locomoção não são os carros e nem os ônibus. Acreditem ou não, o meio de transporte mais eficaz e rápido são as bicicletas! Estudos apontam que em Londres por exemplo, as bikes têm uma média 30% mais agilidade e mobilidade no transito do que os automóveis.

No Brasil apenas algumas capitais possuem um sistema efetivo de ciclo faixas, por enquanto a ideia de deixar o carro na garagem de usar a bicicleta como meio de locomoção é restrito.

Parece utópica a ideia de diminuir o uso do carro e adotar a boa e velha bicicleta como meio de locomoção? Conheças 7 exemplos de como é possível integrar a bicicleta como meio de transporte:

 

1 – Madrid, Espanha

Madri proibiu os automóveis em certas ruas do centro da cidade, e durante janeiro, a região peatonal se amplia  ainda mais. Essa zona se estende por mais de um quilômetro quadrado, permitindo que os moradores possam entrar com seus carros, porém, que não mora na região recebe uma multa de US$ 100,00.

Esse é um dos primeiros passos de um plano mais amplo para tornar o centro de uso exclusivo peatonal dentro dos próximos cinco anos.  Em 2015 Madri restringirá

o acesso de automóveis em 352 hectares de seu centro

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  1. Paris, França

O ano passado Paris teve um dos episódios mais críticos de poluição do ar na historia. Como resposta a este problema, restringiram os carros por alguns dias e ofereceram transporte público de graça durante o estado de emergência. A poluição foi reduzida em 30% e graças a esta medida, a cidade propõe diminuir o uso do carro. As pessoas que não moram no centro da cidade não podem entrar de carro durante o final de semana.

Existe esta medida e os planos “Zona de encontro” (zonas de total preferencia a ciclistas e pedestres com velocidade maxima de 20 Km/hr) e “Zona 30″ (zonas de velocidade máxima 30 km/hr).

Para 2020 está previsto duplicar as ciclovias na cidade. Em 2001, 40% dos parisienses não eram proprietário de um carro. Hoje 60% não possui carro.

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  1. Chengdu, China

Uma nova cidade satélite no sudoeste de China, foi desenhada especialmente para pedestres e para não precisar de carro, pois todos os serviços necessários se encontram a 15 minutos de caminhada.

O plano, desenhado pelos arquitetos Adrian Smith e Gordon Gill, não proíbe os carros completamente mas só a metade das ruas permitirá veículos motorizados. A cidade estará bem conectada com outras cidades mas a idéia principal é que de uma população prevista de 80 mil pessoas, a maioria delas seja capaz de ir caminhando para o trabalho.

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  1. Hamburgo, Alemanha

Hamburgo está  fazendo cada vez mais fácil uma vida sem carro. Uma nova “rede verde” que estará completamente terminada nos próximos 15-20 anos, conectará os parques de toda cidade para ser possível ir neles caminhando ou de bicicleta. A rede cubrirá 40% do espaço da cidade.

O plano é eliminar o uso do carro em nos próximos 20 anos.

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  1. Helsinki, Finlândia

Helsinki espera muitos novos residentes nas próximas décadas, só que a regra será que quantos mais residentes a cidade receber, menos carros serão permitidos. Um novo plano estabelece um design urbano que transforma cidades satélite dependentes do carro em comunidades densas, caminháveis e vinculadas ao centro. Um novo aplicativo para smartphones está sendo testado, este, permitirá aos cidadãos pegar facilmente um carro compartilhado, uma bicicleta compartilhada ou um taxi compartilhado, também será possível encontrar o trem ou ônibus mais próximo.

Helsinki espera que daqui a uma década seja completamente desnecessário ter um carro.

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  1. Milão, Itália

Milão está testando uma nova forma de manter os carros fora do centro da cidade prometendo aos condutores que se deixarem seus carros em casa, serão recompensados com bônus gratuitos de transporte público. Através do sistema de localização  de carros, será possível saber se o auto foi usado para ir pro trabalho ou não e assim por cada dia que o auto ficou em casa, é enviado ao condutor um vale do mesmo valor que uma passagem de transporte público.

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  1. Copenhague, Dinamarca

Há 40 anos, o trânsito era tão ruim em Copenhague como em qualquer outra cidade. Hoje, mais da metade da população vai pro trabalho de bicicleta.

Copenhague começou introduzir áreas de pedestres na década de 1960 no centro da cidade. As zonas livres de carros se estenderam lentamente por toda cidade nas seguintes décadas. Além de muitos quilômetros de ciclovias, construíram novas “bicipistas” (estradas de alta velocidade para bicicletas) para chegar nas cidades satélite. Copenhague possui uma das taxas mais baixas de proprietários de carros na Europa.

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Fotos @flickr